top of page

A BEIRA DO INFERNO com LINGA ÁCACIO  - 2022
videoperformance 
 

Em 2022 em parceria com Linga Acácio, artista de Fortaleza, criamos A beira do inferno, obra que faz parte de sua pesquisa Acesso febril. 

 

O trabalho constrói um paralelo conceitual entre a febre e a morte dos corais no mar. A febre, é o sinal de uma imunidade vulnerável, a morte dos corais é um reflexo do aumento da temperatura dos oceanos e do desequilíbrio climático. 

 

Há no trabalho de linga uma sensibilidade de escutar as águas, de sentir a sua temperatura, de escutar os sintomas da corporeidade como parte de uma natureza que se dissolve, porém, como fazer uma casa depois da tempestade?

 

Os tons avermelhados e quentes dão no vídeo uma sensação de que há no planeta um grande aquecimento, um desastre climático. Linga, vestida com roupas de hospital, mede a temperatura dos corais,  estão embranquecidos, doentes ou mortos, ao fundo um cenário de guerra se aproxima. 

a_beira_do_inferno (1).gif
a_beira_do_inferno (2).gif
Sem Título-2_edited.png
a_beira_do_inferno (3).gif

Linga é uma grande observadora das águas no Ceará e do mar em Fortaleza, em busca dos sintomas de uma natureza doente, ela sempre encontra corais na praia, e entende que ali há febre também. Além do vídeo criamos juntas a fotogrametria de um coral coletado na praia do cantinho verde, comunidade ancestral e área de preservação que fica a 250 km de Fortaleza.

Sintoma 1 - Coral da Praia Fotogrametria - 2023

bottom of page